segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Exercícios de História e Geografia de GO



Exercícios: História e Geografia de GO

1. Os enunciados abaixo tratam da modernização no campo em Goiás. Leia-os atentamente e marque a CORRETA:

a) A modernização da agricultura em Goiás é resultado da expansão do capitalismo no campo. Essa modernização aumentou o deslocamento migratório de produtores rurais para o Estado, especialmente os grandes fazendeiros das regiões Nordeste e Norte do país.
b) A soja, tida como um dos principais produtos agrícolas goianos, foi introduzida junto com a modernização da agricultura e é cultivada em todo o estado, especialmente, nas regiões norte e nordeste de Goiás.
c) A modernização da agricultura goiana proporcionou, no final do século XX, o reaparecimento das antigas fazendas de engenho que dinamizaram o comércio da terra e melhoram as condições salariais do trabalhador no campo.
d) Nas atividades produtivas intensivas, a tecnologia avançada, a ocupação de toda área de propriedade e a utilização de mão-de-obra especializada são fatores que caracterizam a modernização no campo.

2. Assinale a proposição que justifique o crescimento da industrialização no Estado de Goiás:

a) A descentralização econômica e industrial brasileira e a implantação em Goiás de infra-estrutura (por exemplo: ampliação e pavimentação de rede viária e expansão de rede de energia elétrica) são os principais fatores que proporcionaram o desenvolvimento da indústria em Goiás.
b) Os projetos do governo federal que incentivaram a implantação industrial e a transformação das indústrias de extrativismo mineral e vegetal em indústria de produtos alimentícios, especialmente aquelas localizadas no norte do Estado, são os fatores que promoveram o aumento da industrialização em Goiás.
c) O alto índice de desemprego e a criminalidade impulsionaram o governo do Estado de Goiás a criar, nos anos de 1990, programas de incentivos para instalação de indústrias nacionais e internacionais, com a finalidade de geração de novos empregos.
d) A mão-de-obra especializada, o desenvolvimento do setor econômico terciário e a criação de cidades tecnopólos proporcionaram a implantação de indústrias em Goiás, especialmente aquelas ligadas ao turismo e ao lazer.

3. Sobre o fluxo migratório no Estado de Goiás é INCORRETO afirmar:

a) Nos últimos anos, destacou-se em Goiás um considerável fluxo migratório de sulistas, especialmente os gaúchos, em busca de terras para produção de grãos nobres, provocando mudança tecnológica e de relação de trabalho no campo.
b) O fluxo migratório para Goiás dá-se também por parte da população mais carente que se instala em Goiânia, nas cidades circunvizinhas e no Entorno de Brasília. Esse fenômeno migratório é impulsionado, em grande medida, pela condição socioeconômica do migrante.
c) Os fluxos migratórios para Goiás tem duas direções: uma para as regiões pouco povoadas, como o vale do Araguaia; e outra para regiões metropolitanas, como o Entorno de Brasília e o Aglomerado Urbano de Goiânia.
d) O processo migratório em Goiás foi anterior ao século XX. Ainda nos séculos XV e XVI, havia migração de paulistas e, especialmente, paranaenses para as regiões sul e sudeste do Estado de Goiás, com a finalidade de produção de grãos.

4.
Meu Goiás, meu Goiás
Terra do Anhanguera
E dos Carajás
És um tesouro encantado
No coração do Brasil
És privilegiado
Por riquezas mil
Toda Pátria te bendiz, Goiás.
(Nini Araújo. Meu Goiás)

Sobre o povoamento branco de Goiás no século XVIII, é CORRETO afirmar:

a) Bartolomeu Bueno da Silva, sertanista protetor dos índios, foi o primeiro branco a chegar a Goiás.
b) Goiás ainda pode ser chamado de Terra dos Carajás, tendo em vista a alta representatividade dos indígenas na demografia goiana.
c) A busca de riquezas minerais estimulou os bandeirantes paulistas a ocuparem o Centro-Oeste brasileiro.
d) Pode-se afirmar que a Igreja Católica e a Coroa Portuguesa apoiaram as guerras de extermínio movidas contra os indígenas em Goiás.

5. Entre 1920-1929, o gado vivo significou quase a metade de todas as exportações e 27,69% da arrecadação total do Estado. MORAES, Maria Augusta de Sant’Anna; PALACIN, Luis. História de Goiás. Goiânia: Editora da UCG. p. 92. Sobre a economia goiana, marque a alternativa CORRETA.

a) A grande importância da pecuária em Goiás, na década de 1920, deve-se principalmente à adoção da pecuária intensiva por parte dos criadores, aumentando, com isso, a produtividade.
b) O predomínio da pecuária na economia goiana no século XIX e parte do XX foi acompanhado de relações de trabalho arcaicos no campo, com predomínio do clientelismo.
c) A pavimentação das rodovias na década de 1920 contribuiu para incrementar as exportações goianas de carne bovina.
d) Ainda hoje, o gado vivo, principalmente do sudoeste, é o principal produto de exportação de Goiás.

1 - D
2 - A
3 - D
4 - C
5 - B


1. Sobre a população negra em Goiás, é CORRETO afirmar:

a) O trabalho escravo não foi utilizado na mineração, pois os proprietários das minas temiam que os negros roubassem o ouro garimpado.
b) A única manifestação cultural genuinamente negra em Goiás é o espetáculo das cavalhadas em
Pirenópolis.
c) Os remanescentes de quilombos em Goiás, como o dos Kalungas, significaram a resistência dos
negros à escravidão.
d) Em Goiás, a escravidão negra no século XVIII foi substituída pela escravidão indígena, uma vez que o índio adaptava-se melhor ao trabalho agrícola.

2.
Pra minha mãezinha já telegrafei
E já me cansei de tanto sofrer
Nesta madrugada estarei de partida
Pra terra querida que me viu nascer
já ouço sonhando o galo cantando
O nhambu piando no escurecer
A lua prateada clareando a estrada
A relva molhada desde o anoitecer
Eu preciso ir pra ver tudo ali
Foi lá que eu nasci lá quero morrer
(Gois e Bemonte. Saudades da minha terra”)

O texto acima é uma representação do desejo de voltar para o campo”. Sobre essa temática, levando em consideração o Estado de Goiás, é CORRETO afirmar:

a) O êxodo rural, fenômeno de que trata o texto, teve em Goiás nos anos 1930 os seus maiores fluxos.
b) O Entorno de Goiânia teve sua população diminuída por causa da forte migração populacional para o meio rural.
c) As políticas agrárias implantadas durante os governos militares em Goiás proporcionaram a posse da terra, conduzindo o trabalhador ao campo.
d) O poema demonstra que, apesar de migrar para a cidade, o homem do campo ainda revela desejos de retorno à área rural.

3. Sobre a mudança da Capital do Estado de Goiás, marque a proposição INCORRETA:

a) Goiânia foi planejada pelo urbanista Lúcio Costa, que projetou uma cidade para 500.000 habitantes.
b) A ideia da mudança da Capital surgiu no século XVIII e foi consolidada apenas no século XX.
c) Pedro Ludovico Teixeira mudou a Capital do Estado com apoio de Getúlio Vargas.
d) A mudança da Capital teve sua consolidação no ano de 1930, durante o governo de Pedro Ludovico Teixeira.

1 - C
2 - D
3 - A


1. Leia atentamente as questões abaixo e marque a proposição INCORRETA:

a) A regionalização do Estado deu-se pelas mesorregiões e microrregiões que englobam vários municípios goianos e foram criadas para facilitar a implantação e o desenvolvimento de políticas públicas em Goiás.
b) Para regionalizar o Estado de Goiás, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) criou cinco mesorregiões e 18 microrregiões geográficas.
c) A Secretaria de Planejamento do Estado de Goiás (Seplan) regionalizou o estado em 10 áreas. Como exemplo, podem-se citar: região metropolitana, sul, noroeste e sudoeste goianos.
d) A regionalização de Goiás ocorrida nos anos de 1970 proporcionou o aparecimento de políticas públicas que solucionaram problemas socioeconômicos, especialmente os das microrregiões do  nordeste do Estado.

2. “[...] a mudança da capital não é apenas um problema na vida de Goiás. É também a chave, o começo da solução de todos os demais problemas. Mudando a sede de Governo para um local que reúna os requisitos de cuja ausência absoluta se [ressente] a cidade de Goiás, teremos andado meio caminho na direção da grandeza desta maravilhosa unidade Central”. (Relatório apresentado por Pedro Ludovico Teixeira ao presidente Getúlio Vargas em 1934. In: PALACIN, Luis. Fundação de Goiânia e desenvolvimento de Goiás. Goiânia: Oriente, 1976. p. 44)

Com relação à mudança da capital de Goiás na década de 1930, marque a alternativa INCORRETA:

a) De acordo com o texto citado, para Pedro Ludovico o objetivo explícito da mudança da Capital era promover o desenvolvimento de Goiás. No entanto, implicitamente, visava criar um novo centro de poder, afastando-se de seus adversários políticos.
b) Em termos econômicos, a construção de Goiânia foi uma estratégia utilizada por Pedro Ludovido Teixeira para promover o desenvolvimento socioeconômico do Estado de Goiás.
c) Ao afirmar que a cidade de Goiás não reunia condições para propiciar o desenvolvimento econômico de Goiás, Pedro Ludovico Teixeira equivocou-se. No século XIX, graças à exploração aurífera, Goiás era um dos estados mais desenvolvidos do Brasil.
d) A construção de Goiânia expressou o desejo renovador advindo com a Revolução de 1930. Os  revolucionários aspiravam romper com o passado, com as tradições e com o atraso representado pela cidade de Goiás.

3. PALACIN, GARCIA, AMADO. História de Goiás em documentos. (I. Colônia). Goiânia: Editora da UFG, 1995. p. 62.

Marque a assertiva correta:

a) O declínio demográfico, a partir de 1790, foi consequência direta da redução da atividade aurífera em Goiás, o que provocou a migração da população envolvida na atividade mineradora para outras regiões.
b) A diminuição da população em Goiás, a partir da década de 1790, foi decorrente da participação de Goiás na Guerra do Paraguai.
c) Na última década do século XVIII, Goiás foi afetado pela epidemia de varíola, que provocou grande mortandade em Meia Ponte e Jaragua, explicando assim a redução da população.
d) A redução da população no início do século XIX explica-se pelo fato de Goiás ter perdido a populosa região do Triângulo Mineiro para Minas Gerais.

4. Lider de um movimento messiânico que muitos pesquisadores comparam a Canudos de Antônio Conselheiro, Benedicta Cipriano, a Santa Dica, tem seu centenário de nascimento comemorado nesta semana. Tida como santa pelos moradores de Lagolândia, Dica reuniu em torno de si, nos primeiros anos da década de 1920, uma legião de seguidores e logo passou a ser vista como uma ameaça pelo governo e pela Igreja. Ela já inspirou filmes e livros e sua memória é lembrada no decorrer desta semana em vários eventos. O POPULAR, Goiânia, 10 abr. 2005.

Sobre esse importante movimento social ocorrido em Goiás é CORRETO afirmar:

a) A Igreja Católica não apoiou o movimento político em torno de Santa Dica, mas reconheceu seus milagres, conseguindo sua canonização junto ao Vaticano.
b) O Movimento de Santa Dica foi consequência do intenso processo de urbanização ocorrido em Goiás na década de 1920.
c) Movimentos messiânicos expressam a religiosidade do homem rural, entrando, assim, em contradição com as práticas ortodoxas pregadas pela Igreja Católica.
d) Santa Dica e seus adeptos auxiliaram a Coluna Prestes na sua passagem por Goiás. Por isso, o
movimento foi combatido pela Força Pública do Estado.

1 - D
2 - C
3 - A
4 - C

1. Com a Independência, iniciou-se a passagem da ordem colonial à nacional. O grito do Ipiranga ecoou principalmente nas regiões centrais (Rio de Janeiro, Minas e São Paulo), mas o Brasil era um continente formado por inúmeras ilhas cercadas pelo desejo de afirmação de uma nova nacionalidade.

Acerca da vida econômica e social do Brasil no contexto da independência, é CORRETO afirmar:
a) Em Goiás, a independência motivou disputas entre as comarcas do sul e do norte, mas o separatismo não contou com o apoio do regime monárquico e foi controlado.
b) O projeto de emancipação política foi negociado amplamente pelas distintas regiões do país com base no compromisso de que as elites portuguesas seriam banidas da vida política.
c) O crescimento da economia do café e os recursos advindos da produção do açúcar e do ouro formaram a base de sustentação de uma próspera economia nacional.
d) A atividade pecuarista permitiu que Goiás desempenhasse importante papel no abastecimento do Rio de Janeiro, o que garantiu o compromisso da monarquia contra os movimentos separatistas.
e) Os conflitos entre as comarcas do sul e do norte ganharam relevo durante a primeira metade do século XIX e assumiram a forma de uma guerra civil que só pode ser controlada com o auxílio de tropas vindas da Corte.


2. O coronelismo foi a expressão do poder local na Primeira República. Sobre a estrutura de poder nesse período analise as assertivas abaixo e escolha a alternativa CORRETA:

I. O coronelismo apresentava-se como uma resposta à ausência do Estado. O poder familiar e pessoal assegurava a dominação tradicional, uma vez que inexistia uma ordem, propriamente, republicana.
II. A partir de 1912, o poder em Goiás esteve concentrado nas mãos do domínio familiar (Caiados), que gerava, além de deputados e senadores, leis que atendiam, sobretudo, aos interesses particulares.
III. A partir de 1937, iniciou-se uma renovação política que afirmou a primazia do Estado diante dos interesses particulares, mas sob um regime político ditatorial, incapaz, portanto, de afirmar o sentido democrático do ideário republicano.

a) São corretas apenas as assertivas I e II.
b) São corretas apenas as assertivas II e III.
c) São corretas apenas as assertivas I e III.
d) Todas as assertivas são corretas.

3. Hugo de Carvalho Ramos abriu caminho para uma geração de escritores que pensaram Goiás como região. Nessa direção, a literatura elabora os elementos da cultura e da identidade goiana. Analise as assertivas abaixo e responda:

I. Hugo de Carvalho Ramos, em seus contos, apresenta como elemento fundamental de sua obra as transformações sociais ocorridas em Goiás com o avanço da urbanização decorrente da presença dos tropeiros.
II. Bernardo Elis enfatiza a presença da violência e da exploração sobre o trabalhador rural no romance O tronco.
III. Cora Coralina, em sua poesia, evoca o passado como libertação, focalizando a vida que se desenvolvia livre dos preconceitos e do moralismo próprios da cidade grande.

a) São corretas apenas as assertivas I e II.
b) São corretas apenas as assertivas II e III.
c) São corretas apenas as assertivas I e III.
d) Apenas a assertiva II está correta.

4. A cidade de Pirenópolis tem na Festa do Divino uma das suas principais atrações. Na relação entre festa e cultura pirenopolina, destaca-se

a) a preservação de uma tradição cultural recriada nos festejos que atraem turistas de todas as partes do Brasil.
b) o culto de tradições culturais seculares imunes ás influências do comércio e do turismo.
c) a ruptura com a tradição cultural marcada pela contínua invenção de novos rituais voltados para o mercado turístico.
d) a espontaneidade dos festejos que são recriados livremente pela população sem apelo ao seu suposto sentido original.


1 - A
2 - D
3 - D
4 - A

1. A formação econômica e social de Goiás decorreu da descoberta das Minas, que provocaram grande influxo populacional para a região. Nos idos da década de 1770, no entanto, já se percebia a diminuição de seu ritmo de produção e

a) a substituição da extração do ouro pela pecuária que abastecia as cidades do entorno da região e a cidade do Rio de Janeiro.
b) o abandono da atividade mineradora, cujos rendimentos eram incapazes de manter o custo de manutenção dos escravos, o que provocou o expressivo aumento do número de alforrias.
c) o deslocamento da população para os núcleos urbanos em busca de novas oportunidades no setor artesanal e nas nascentes indústrias.
d) a queda dos rendimentos dos mineiros, que, na falta de outra atividade rentável, permaneceram na dura lida de lavrar a terra em busca do ouro.

2. O brilho e a escassez do metal precioso são marcas de nascença do mundo goiano entre os séculos XVIII e XIX que, lentamente, foram apagadas pelos rastros das boiadas e pelos trilhos do trem. Nesse longo processo de formação, destaca-se o seguinte fator:

a) A herança do período minerador permitiu a acumulação de capital suficiente para a formação de um grande rebanho bovino que permitiu a Goiás, no século XIX, transformar-se no principal criador de bovinos do Brasil.
b) A pecuária desenvolveu-se de forma extensiva e ganhou projeção graças à capacidade de deslocamento dos animais para os mercados consumidores.
c) O transporte ferroviário ingressou no território goiano no final dos anos de 1920, propiciando forte modernização da economia por meio da agroindústria.
d) Vila Boa acompanhou os distintos ritmos do desenvolvimento econômico de Goiás: da extração do ouro à implantação das ferrovias, a cidade manteve-se como pólo de desenvolvimento econômico até o final de 1930.

3. Em Goiás, as cidades originaram-se em função de fatores como mineração, atividade agropecuária, implantação de rede viária, patrimônio religioso, colônias agrícolas, entre outros.

Sobre a origem das cidades goianas, julgue as proposições abaixo e marque V (verdadeiro) ou F (falso).

( ) Com a atividade mineradora surgiram Vila Boa (Goiás) e Meia Ponte (Pirenopólis), considerados, na atualidade, os mais ricos patrimônios históricos e arquitetônicos do Estado.
( ) As cidades de Anápolis e Damolândia formaram-se em terras doadas à Igreja pelos fazendeiros, como forma de devoção religiosa.
(  ) Pires do Rio teve sua origem ligada à estrada de ferro, enquanto Mara Rosa surge em função da rodovia Belém-Brasília.
(  ) Dentro do movimento da Marcha para o Oeste”, Itumbiara é o exemplo mais representativo da implantação de colônias agrícolas.

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:

a) V, F, F, V.
b) F, V, V, F.
c) V, V, V, F.
d) F, F, F, V.

4. A mudança da capital mobilizou todas as atenções do Estado, pois se tratava de mudar a geografia política, alterando o lugar de encontro das atividades econômicas, administrativas e culturais. Entre os anos de 1933 e 1937, estruturou-se, ainda que timidamente, a nova capital de Goiás, cuja construção foi uma decorrência

a) da reorientação política ocorrida em Goiás após 1930. O interventor Pedro Ludovico, desejoso de restringir o poder das elites políticas fixadas na tradicional cidade de Goiás, comprometeu-se com a mudança da capital como chave para o seu governo.
b) do desejo explícito do presidente Getúlio Vargas de ocupar produtivamente as regiões interioranas, abandonadas pelas elites locais.
c) da crise econômica de 1929 que, regionalmente, afetou a cidade de Goiás: o número de falências e a desorganização da atividade pecuarista alimentaram o desejo de mudança da capital.
d) do desejo da população de reconstruir uma nova capital longe do clima insalubre que transformava a cidade em fator de risco para a saúde dos moradores.

5. O plantio da cana-de-açúcar e seu aproveitamento múltiplo vem contribuindo para o crescimento da economia de municípios como Goianésia, Goiatuba e Anicuns, entre outros.

Sobre esse importante ramo da economia, assinale V (verdadeiro) ou F (falso):

( ) A expansão do setor sucroalcooleiro relaciona-se ao aumento do preço do petróleo, já que o álcool anidro apresenta-se como substituto (ou complemento) para os combustíveis fósseis.
( ) A geração de energia limpa a partir da biomassa (bagaço da cana-de-açucar), além de atender as necessidades das próprias indústrias, pode ter seu excedente comercializado.
( ) A atual demanda nacional por álcool anidro e ácool hidratado, para atender a indústria automobilística, tem na tecnologia rudimentar dos motores a álcool o seu limite.

Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo:

a) V, V, F.
b) V, V, V.
c) F, F, V.
d) V, F, F.

6. Sobre a modernização agrícola de Goiás, pode-se afirmar que:
I. Gera emprego especializado, ao mesmo tempo em que contribui para o aumento do desemprego entre trabalhadores com pouca qualificação.
II. Prioriza o plantio de produtos destinados à exportação, como a soja, em detrimento da produção de alimento para o mercado interno, como o feijão.
III. Investe em pequenas propriedades, pois seu objetivo é a melhor distribuição de terras e de renda.
IV. Impede o êxodo rural, na medida em que aumenta a produção e a produtividade agrícola.

Marque a alternativa CORRETA:

a) Somente as proposições I e IV são verdadeiras.
b) Somente as proposições I e II são verdadeiras.
c) Somente as proposições II e III são verdadeiras.
d) Somente as proposições III e IV são verdadeiras.

7. Goiânia, cidade planejada para 50 mil habitantes, encontra-se hoje com uma população acima de 1 milhão de habitantes e não para de crescer. Vários fatores atuam na expansão da sua área urbana.
Com base em seus conhecimentos sobre o crescimento urbano de Goiânia, julgue as proposições abaixo:

I. Grandes áreas urbanas da cidade pertencem a especuladores imobiliários que aguardam a valorização dos lotes para colocá-los à venda.
II. A população de baixa renda participa do mercado imobiliário através da compra de lotes baratos na periferia, que podem ser oriundos de loteamentos legalizados ou clandestinos.
III. A competição entre proprietários de terras, corretoras e incorporadores imobiliários contribui para o barateamento e a regularização do uso do solo urbano.
IV. A expansão desordenada da cidade é motivada pela aprovação de novos loteamentos pelo poder público, bem como pela incapacidade de coibir a ocupação clandestina de áreas.

Marque a alternativa CORRETA:

a) Somente as proposições I e III são verdadeiras.
b) Somente as proposições II e IV são verdadeiras.
c) Somente as proposições I, II e IV são verdadeiras.
d) Todas as proposições são verdadeiras.

8. A industrialização de Goiás é um processo recente e sua implantação acabou contribuindo para o aumento das diferenças regionais.

Em relação à industrialização goiana, marque a alternativa INCORRETA:

a) O Distrito Agroindustrial de Anápolis ganha maior dinamismo com a incorporação de novos ramos industriais, como o farmacêutico.
b) A região nordeste do estado abriga várias etapas da cadeia produtiva das mais poderosas agroindústrias do país ligadas ao setor de alimentação.
c) A indústria automobilística, antes concentrada nas regiões metropolitanas, chega a Goiás (Catalão) atraída por incentivos governamentais, entre outros fatores.
d) Em Minaçu, a exploração do amianto não foi acompanhada da instalação de indústrias de beneficiamento de grande porte daquele minério.

9. “Falta justiça social no campo e na cidade, e a violência praticada pelo latifúndio e pelos especuladores imobiliários tem como pano de fundo o modelo de desenvolvimento seguido pelo Brasil [...]” ARRAIS, Tadeu Alencar. Geo Contemporânea de Goiás, Goiânia, Ed. Vieira. p. 87.

De acordo com o texto acima e seus conhecimentos, marque a resposta INCORRETA.

a) O Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) tem presença marcante em vários municípios goianos, com ações concretas de invasão de terras.
b) A luta pela moradia vem agregando um número cada vez maior de pessoas que ocupam áreas públicas e privadas, principalmente na capital do Estado.
c) O modelo econômico seguido pelo Brasil tem como característica a aceitação das regras definidas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), que define o pagamento da dívida externa como prioridade.
d) A Constituição de 1988, ao definir o significado social da propriedade da terra, criou o instrumento legal que deu estabilidade política ao campo.

10. A vida política em Goiás foi marcada pela presença de lideranças que assumiram o papel de condutores do processo de modernização e integração da economia goiana no circuito nacional. Acerca desse processo, julgue os itens e responda:

I. Pedro Ludovico foi responsável pela grande transformação operada nos anos 30 com a passagem da economia agrícola para a industrial.
II. A percepção do planejamento como instância fundamental da administração pública foi a grande novidade do governo de Mauro Borges.
III. A expansão do setor agroindustrial e da indústria são conquistas que remontam ao final dos anos 70, mas que ganharam impulso decisivo no governo de Marconi Perillo.

Marque a alternativa CORRETA:

a) Apenas as proposições I e II estão corretas.
b) Apenas as proposições I e III estão corretas.
c) Apenas as proposições II e III estão corretas.
d) Todas as proposições estão corretas.

1 - D
2 - B
3 - C
4 - A
5 - A
6 - B
7 - C
8 - B
9 - D
10 – C


Questão 1. A respeito do cerrado, é INCORRETO afirmar:

a) O cerrado possui seu núcleo central na região Centro-Oeste do país, possuindo também enclaves em outros sistemas biogeográficos do Brasil.
b) O cerrado é tido como patrimônio natural da humanidade. Vários são os centros de pesquisas que estão realizando estudos para o desenvolvimento sustentável de todo o bioma.
c) Caracterizado por um solo com elevado teor de alumínio e uma vegetação tortuosa e xeromórfica, o cerrado, de maneira geral, pode ser subdividido em cinco subsistemas: campo limpo, campo sujo, cerrado stricto sensu, cerrado e cerradão.
d) O processo de intensificação de ocupação do cerrado deu-se com a alta produção de grãos, principalmente a soja, que é produzida em grande escala para a exportação.


Questão 2. A reportagem Desertificação Avança em Goiás, publicada no jornal O Popular do dia 3 de junho de 2002, alerta para os riscos de uma degradação ambiental irreversível no sudeste do estado de Goiás. Sobre a desertificação, marque V (verdadeiro) ou F (falso):

( ) A desertificação ou arenização é um processo de degradação ambiental provocado pelo uso intensivo do solo. Esse processo já é presente em áreas das regiões Sul e Nordeste do país.
( ) A monocultura, a pecuária e o desmatamento são fatores que, dependendo da intensidade, podem ocasionar o processo de desertificação.
( ) Pesquisadores apontam que a degradação ambiental do sudoeste goiano está tomando dimensões de desertificação, provocada pelo intenso uso do solo para a monocultura e pecuária.

Marque a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA, de cima para baixo:
a) V – V – V
b) V – F – F
c) V – V – F
d) F – V – V

Questão 3. A integração de Goiás à economia nacional é um processo relativamente recente. A superação do relativo isolamento regional característico do século XIX tem como marco o avanço dos trilhos pelo território goiano, fazendo que, gradualmente, o trem de ferro substituísse os tradicionais carros de boi. Acerca desse processo e de suas especificidades, é CORRETO afirmar:

a) A presença dos trilhos no território goiano representou a substituição da atividade pecuarista pela produção de grãos, uma vez que as ferrovias facilitaram o escoamento da produção agrícola, o que permitiu que esses produtos alcançassem uma margem de lucro muito superior ao gado, devido a questões técnicas que impossibilitaram o transporte do gado em pé nos trens que cruzavam a região.
b) As ferrovias eram a expressão de uma dinâmica inter-regional que aproximou Goiás de São Paulo. Com a crise da cafeicultura, os capitais paulistas alcançaram o sudoeste goiano, o que permitiu o aumento da produção de grãos nessa região.
c) A construção de Goiânia foi uma proposta do governo Vargas que, interessado na expansão econômica para o Oeste, pressionou as elites locais para que assumissem a transferência da capital como projeto político do Estado.
d) A integração econômica de Goiás é o resultado do comércio inter-regional, que se iniciou no final do século XIX com a formação de um importante mercado consumidor no norte goiano. Os rios transformaram-se em estradas, que permitiram a integração entre o transporte fluvial e o ferroviário, abrindo novas perspectivas para o norte e o nordeste goianos.

Questão 4.

Os tropeiros
registram o nascimento
da já desaparecida
Roncador de Goiás.
Ali se registrava
o grosso comércio
da feira de burros
e das muladas
vindas das Minas Gerais.

VAZ, Coelho. Diário de tropeiro: poemas. Goiânia: Kelps, 2002. p. 45.

O poema é sobre os tropeiros, os principais responsáveis pelo transporte de mercadorias no século XIX e parte do século XX em Goiás. Sobre a relação dos meios de transportes com a economia goiana desse período, é INCORRETO afirmar:

a) O principal produto de exportação era o gado vivo, que, por se autotransportar, supria as carências de meios de transporte da época.
b) Os principais produtos importados por Goiás, no século XIX, eram o sal, o ferro e a pólvora, transportados basicamente pelos tropeiros.
c) O papel decisivo dos tropeiros na economia durou até a construção da estrada de ferro, no século XX, quando se dinamizou a economia agropecuária goiana.
d) As principais trocas comerciais de Goiás eram feitas com o Pará, através dos rios Araguaia e Tocantins, rios amplamente navegáveis.

Questão 5. A região metropolitana de Goiânia

a) é composta, entre outros, pelos seguintes municípios: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Trindade, Anápolis e Senador Canedo.
b) caracteriza-se pelo processo de conurbação entre os municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Trindade, Senador Canedo e Goianápolis.
c) foi criada com o objetivo de integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum aos municípios dela integrantes.
d) foi uma das primeiras regiões metropolitanas a serem instituídas no Brasil, ainda na década de 1970.

Questão 6. Além do rio Meia Ponte, o curso d’água mais importante para o abastecimento de água potável da cidade de Goiânia é o

a) córrego Botafogo.
b) ribeirão João Leite.
c) ribeirão Anicuns.
d) córrego Macambira.

Questão 7. O transporte coletivo de Goiânia e da região metropolitana é caracterizado por:

a) Integração entre linhas intra-urbanas e entre municípios.
b) Integração de linhas intra-urbanas em Goiânia e Anápolis.
c) Redução dos pontos de integração (terminais) nos últimos anos.
d) Monopólio exercido por empresas particulares que exploram todas as linhas da capital e do interior.

Questão 8. O Estado de Goiás, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é composto por cinco grandes regiões ou mesorregiões: Norte Goiano, Centro Goiano, Sul Goiano, Leste Goiano e Noroeste Goiano. Atualmente, é característica marcante da mesorregião Centro Goiano a

a) agricultura de subsistência.
b) pecuária de exportação.
c) exploração de minérios.
d) elevada densidade demográfica.

Questão 9. A região Centro-Oeste é composta pelas seguintes unidades federativas:

a) Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás
b) Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins
c) Goiás, Tocantins, Distrito Federal e Mato Grosso
d) Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Tocantins

Questão 10. Um dos primeiros lugares ocupados pelos colonizadores brancos em Goiás foi a região do Rio Vermelho, onde se fundou o arraial de Santana, que depois passou a ser chamado de Vila Boa. O nome “Vila Boa” deriva de

a) “bom selvagem”, referência à índole pacífica dos índios goiazes.
b) “boa morte”, nome da primeira igreja construída no lugar.
c) “boa lavra”, referência à grande quantidade de ouro encontrado na região.
d) “Bueno”, sobrenome do “Anhanguera”, o fundador do arraial.

Questão 11. Apesar de escravizados, os negros deixaram fortes marcas folclórico-religiosas na cultura goiana como, por exemplo,

a) a Folia de Reis de Trindade.
b) as Cavalhadas de Pirenópolis.
c) as Congadas de Catalão.
d) a Procissão do Fogaréu na Cidade de Goiás.

Questão 12. A exploração dos seguintes minérios foi ou é destaque na economia goiana, EXCETO:

a) O amianto em Minaçu
b) A prata em Pirenópolis
c) O ouro em Crixás
d) O níquel em Niquelândia

Questão 13. O arroz é um alimento típico da culinária goiana. A introdução desse produto em Goiás se explica

a) pela colonização européia.
b) pelo tráfico de escravos africanos.
c) pela influência dos indígenas.
d) pela imigração japonesa.

Questão 14. Na década de 1930, a capital de Goiás passou a ser Goiânia. A mudança da capital ocorreu porque:

a) uma lei federal proibia os estados de terem o mesmo nome de suas capitais.
b) era necessária uma capital que estimulasse o crescimento econômico do estado.
c) era necessária uma capital mais próxima do Oceano Atlântico.
d) era necessário preservar o patrimônio histórico da cidade de Goiás.

Questão 15. Leia o quadro a seguir.

Produção de ouro anual em Goiás em 1753 e 2005
Ano:
1753
2005
Produção anual (Kg)
3.060
9.449

PALACIN, L.; MORAES, M. A. História de Goiás. Goiânia: Editora da UCG, 1994. <www.seplan.go.gov.br/sepin/pub/serieEB/Port/Rev27/04-tab01.htm>. Acesso em: 13 out. 2008.

Os dados do quadro permitem comparar a produção aurífera goiana do século XVIII e a produção
contemporânea. Nesse sentido, é INCORRETO afirmar:

a) apesar da produção menor, o ouro goiano possuía um peso maior na economia portuguesa, no século XVIII, do que possui atualmente na economia brasileira, em virtude da política mercantilista de acumulação de ouro e prata, naquela época.
b) a maior produção aurífera de 2005 pode ser explicada pela utilização de recursos tecnológicos que permitem a exploração de jazidas profundas, enquanto, em 1753, explorava basicamente o chamado ouro de aluvião.
c) a disparidade entre a produção aurífera de 2005 e a de 1753 precisa ser relativizada, pois a evasão fiscal do minério era muito maior no século XVIII do que no século XXI.
d) o peso proporcional da produção aurífera do ano de 2005 na arrecadação tributária total de Goiás é três vezes maior do que o da produção aurífera do ano de 1753.

Questão 16. Nas eleições municipais de 2008, o Superior Tribunal Eleitoral proibiu que os eleitores portassem celulares nas cabines de votação a fim de evitar que tais aparelhos, por meio da filmagem ou fotografia, servissem de instrumentos de coação sobre a liberdade de escolha do eleitor. Na história política de Goiás, a privacidade do voto não era garantida pelo Estado em qual situação?

a) Durante a ditadura militar, quando os militares impediram a livre expressão dos eleitores.
b) Durante o Estado Novo, quando a privacidade do voto foi cerceada pelo interventor Pedro Ludovico.
c) Durante a República Velha, quando o voto descoberto servia para perpetuação do poder dos grupos oligárquicos.
d) Durante o período escravista, quando os escravos eram obrigados a votar sob orientação política de seus senhores.

Questão 17. A historiografia goiana considera que na década de 1970 houve uma modernização das atividades agrícolas em Goiás. Como decorrência dessa modernização, constata-se uma crescente mecanização e utilização de insumos agrícolas, significando a expansão e consolidação do capitalismo no meio rural. É CORRETO identificar como conseqüência desse processo:

a) o aumento da repressão autoritária por parte do Estado aos movimentos sociais que lutavam por terra.
b) modificações na estrutura fundiária de Goiás, com a consolidação da pequena propriedade rural, no estado.
c) a implantação de um programa de reforma agrária, como a Colônia Agrícola de Ceres, para atender aos trabalhadores imigrantes.
d) o desenvolvimento do populismo nos anos 70 como forma de conciliação de interesses contraditórios no quadro político e econômico de Goiás.

Questão 18. Entre os séculos IV e VI, os povos germanos, pressionados militarmente pelos hunos, invadiram gradativamente porções de terras do Império Romano. Em relação aos deslocamentos populacionais para onde atualmente se localiza o estado de Goiás, apresenta causa similar à migração dos germanos:

a) a vinda de africanos para trabalhar como escravos nas minas do século XVIII.
b) a migração dos Tupi do litoral para o interior, entrando em conflito com os Jê.
c) as bandeiras paulistas que adentraram o interior para escravizar indígenas.
d) a vinda de nordestinos para trabalhar na construção de Goiânia.

Questão 19. A localização latitudinal de Goiás confere ao estado características de temperatura e umidade compatíveis com o clima:
a) Tropical
b) Temperado
c) Equatorial
d) Subtropical

Questão 20. A modernização da economia rural, a partir da década de 1980, trouxe uma série de conseqüências para a sociedade goiana, como, por exemplo:

a) A desvalorização monetária da terra como resultado da aplicação de técnicas agrícolas modernas.
b) A produção em grande escala visando atender às demandas colocadas pelo mercado exterior.
c) A formação de extensas áreas com predomínio de minifúndios em decorrência da concentração
fundiária.
d) O aumento do número de empregos no campo, especialmente em atividades menos qualificadas.

Questão 21. A produção agroindustrial goiana exige um sistema de redes de transporte e comunicação para integrar as diversas regiões produtoras aos mercados consumidores. Dentre os eixos de transporte mais importantes do estado de Goiás, é CORRETO citar:

a) A Hidrovia Paranaíba-Tietê-Paraná, por onde é escoada parte significativa da produção de grãos do sudoeste do estado.
b) A BR-153, que corta o estado no sentido Leste-Oeste, por onde é escoada a produção de minérios.
c) A ferrovia Norte-Sul, responsável pelo transporte da produção agrícola da região norte do estado até o porto de Paranaguá, no Paraná.
d) A BR-070, por onde é transportada a produção de grãos da região sudoeste de Goiás.

Questão 22.

Capital de Goiás foi eleita
Desde o berço em que um dia nasceu
Pela gente goiana foi feita
Com um povo adotado cresceu.

OLIVEIRA, E. C. História cultural de Goiânia. Goiânia: Agepel, 2002. p. 26.

O trecho do poema acima faz referência ao intenso processo de crescimento demográfico ocorrido em Goiás com a mudança da capital e a inauguração de Goiânia. Outro fator que fomentou o crescimento demográfico de Goiás no século XX foi a

a) descoberta de ouro por Bartolomeu Bueno da Silva.
b) fundação do Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA).
c) construção de Brasília.
d) Revolução de 1930, comandada por Pedro Ludovico Teixeira.

Questão 23. O período entre o final da ditadura de Getúlio Vargas (1945) e o início da ditadura militar (1964) é marcado por forte instabilidade sociopolítica. São acontecimentos relacionados a esse período, em Goiás:

a) A “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”, ocorrida em Goiânia em abril de 1964.
b) O “Queremismo”, movimento reivindicatório da permanência do governador Mauro Borges no poder.
c) A passagem da Coluna Prestes por Goiás, em sua fuga para a Bolívia.
d) A revolta camponesa de Trombas e Formoso, na década de 1950.


1 - B
2 - A
3 - C
4 - D
5 - C
6 - B
7 - A
8 - D
9 - A
10 -D
11 -C
12 -B
13 -A
14 -B
15 -D
16 -C
17 -A
18 -B
19 - A
20 - B
21 - A
22 - C
23 - D


Questão 1. Dentre os fatores citados abaixo, qual deles NÃO possui relação com o histórico isolamento pelo qual passou o antigo norte goiano e que culminou com a fundação do estado do Tocantins, em 1988?

a) O processo de povoamento do antigo território goiano, que remonta ao século XVII, privilegiando o centro-sul, enquanto a Correição do Norte caracterizava-se por uma relativa dispersão na distribuição dos núcleos urbanos.
b) O movimento separatista ocorrido em 1821, que instalou um governo provisório na cidade de Cavalcante e, ao mesmo tempo, jurou fidelidade a D. João VI e à Coroa portuguesa.
c) A chegada dos trilhos da estrada de ferro em Goiás, em 1913, que reestruturou a dinâmica econômica do norte goiano e facilitou o acesso da produção agrícola da região ao porto de Itaquí, no Maranhão.
d) A proposta de construção da nova capital goiana que manifestava o total descompasso socioeconômico entre a região sul do estado de Goiás e o norte, como justificativa para não transferir a capital para aquela região.

Questão 2. Extensão das Estradas de Ferro na Região Cafeeira, em Goiás e no Brasil (em km):

ANO                  REGIÃO CAFEEIRA GOIÁS BRASIL
1859                             77,0            -            109,4
1869                           450,4            -            713,1
1879                        2.395,9            -          2.895,7
1889                        5.590,3            -          9.076,1

Fonte: KUPPER, A.; CHENSO, P. A. Brasil, história crítica. São Paulo: FTD, 1998. (Adaptado).

A tabela acima indica a tendência de expansão das linhas ferroviárias no Brasil ao longo da segunda metade do século XIX. Acerca deste processo e de sua relação com a história de Goiás, é INCORRETO afirmar:

a) A expansão da malha ferroviária brasileira demonstra a tendência à diversificação econômica regional e à conseqüente redistribuição demográfica. No caso goiano, isso pode ser observado com a forte industrialização e urbanização do período.
b) A tabela acima corrobora a tese de que a expansão da malha ferroviária na região Sudeste do país tem relação imediata com a economia cafeeira. Esta é a razão de os trilhos da estrada de ferro não atingirem o estado de Goiás no período tratado.
c) A relativa expansão das estradas de ferro para outras regiões, além da cafeeira, entre os anos 1879 e 1889, pode indicar uma incorporação de outras áreas a esta economia ou a atividades acessórias a ela relacionadas.
d) Apesar do forte crescimento da malha ferroviária no Brasil ao longo do período, os trilhos da estrada de ferro não chegaram ao Estado de Goiás no século XIX.

Questão 3. O relevo goiano é caracterizado por:

a) Extensas chapadas sedimentares (típicas do período proterozóico) localizadas especialmente na região leste do Estado, cujas altitudes são inferiores a 500 metros.
b) Áreas de deposição recente (cenozóicas) nas calhas dos rios Paranaíba e Araguaia, localizados,
respectivamente, nas regiões leste e sul do Estado.
c) Dobramentos recentes (mesozóicos) responsáveis pela formação das regiões mais elevadas do Estado, cujas altitudes ultrapassam os 1.000 metros na região do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
d) Planaltos antigos (pré-cambrianos) localizados especialmente nas regiões central e norte do Estado, onde as altitudes predominantes variam de 500 a 800 metros.

Questão 4. Em maio de 1909, foi deflagrado em Goiás um movimento armado que visava romper com o domínio político do ex-presidente da Província, Xavier de Almeida. As origens deste movimento estão relacionadas

a) ao processo revolucionário que se espalhou pelo Brasil após a Proclamação da República,
ideologicamente comprometido com o antimonarquismo.
b) à reformulação do sistema fiscal em Goiás, com o controle mais rígido da arrecadação estadual e às dissensões no interior do grupo político xavierista.
c) à ruptura com a política coronelista do período e à queda do domínio oligárquico, comandada pelas famílias Caiado e Bulhões.
d) ao movimento político-religioso liderado por Santa Dica em resposta às constantes intervenções federais da época, chamadas de “salvações nacionais”.

Questão 5. Considerando a exclusão social do Estado de Goiás, marque a alternativa correta:

a) As maiores diferenças sociais ocorrem entre os municípios localizados na região sul do estado.
b) Há um contraste entre as regiões sul e norte do estado. Tal contraste pode ser explicado, entre outros motivos, pela diferença de investimentos em serviços públicos dos municípios das duas regiões.
c) No geral, os maiores índices de exclusão social podem ser encontrados nas regiões oeste e noroeste do estado, em municípios como Cavalcante e Flores de Goiás.
d) A exclusão social é mais evidente nos municípios mais populosos do Estado, como, por exemplo, em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis e Luziânia.

Questão 6. Goiás: mão-de-obra empregada (%) segundo os setores da economia (1970-2000).

Setores de atividade
1970
1980
1991
2000
Agropecuária
60,5
38,4
20,0
17,4
Indústria
8,9
16,2
18,0
20,3
Comércio e serviços
30,6
45,4
62,0
62,3
Total
100
1000
100
100

Fonte: GOMES, H. et all. Goiás-Tocantins. Goiânia: Ed. da UFG, 2004. p.220.

Pela análise dos dados da tabela, é CORRETO concluir:

a) O setor terciário da economia em Goiás, especialmente entre as décadas de 1970 e 1991, teve um importante incremento no percentual de trabalhadores.
b) Há uma clara oposição entre a evolução dos valores relativos à agropecuária e à indústria, revelando um crescimento elevado no percentual de trabalhadores no setor secundário entre as décadas de 1991 e 2000.
c) O acréscimo no número de trabalhadores em atividades do setor primário pode ser explicado pela importância das atividades agropecuárias para o estado no século XX.
d) O setor secundário da economia goiana emprega, desde a década de 1970, o menor percentual de trabalhadores entre os três setores.

Questão 7. A Revolução de 1930 reordenou as bases do domínio oligárquico, promovendo uma complexa aliança que articulou interesses distintos de tenentes, setores médios e dos novos detentores do poder. No que diz respeito a Goiás, é CORRETO afirmar:

a) A oposição goiana esteve distante das articulações políticas que derrubaram Washington Luís, uma vez que o poder da família Caiado impediu a organização política e a difusão do ideário da Aliança Liberal.
b) A homogeneidade da economia goiana, assentada na atividade pecuarista, era um entrave à organização de forças oposicionistas, visto que os proprietários rurais partilhavam das mesmas convicções políticas.
c) A oposição goiana participou, ainda que timidamente, das articulações que derrubaram o governo de Washington Luís, com a liderança de Pedro Ludovico e Mario Caiado.
d) A presença da Revolução em Goiás vincula-se à hegemonia política dos setores médios que, organizados nas pequenas cidades do interior, questionavam o domínio político do clã caiadista.
e) A crise de 1929 afetou as exportações goianas e abriu uma crise política entre os pecuaristas, o que permitiu a ascensão dos setores oposicionistas radicados em Rio Verde.


Questão 8. Sobre a atual regionalização estabelecida pelo IBGE (2008), para o estado de Goiás, é CORRETO afirmar:

a) baseia-se na área de abrangência dos elementos (naturais, econômicos, demográficos) utilizados como referência para seu estabelecimento, desconsiderando, portanto, os limites das unidades administrativas.
b) corresponde a recortes espaciais definidos a partir de critérios (naturais, econômicos, sociais, entre outros) que permitem agrupar, numa região, locais com características semelhantes, separando-os dos demais.
c) representa as particularidades do estado de Goiás em relação ao contexto nacional, uma vez que utiliza critérios diferentes daqueles utilizados em outras regiões brasileiras.
d) apresenta especificidade quanto à organização do espaço, uniformidade de atributos, auto-suficiência e unicidade em relação umas às outras.


Questão 9. O povoamento branco de Goiás, no século XVIII, foi caracterizado pela prodigalidade na construção de igrejas. Só em Vila Boa, capital da capitania, foram construídas, no espaço de 50 anos, oito igrejas. Esse grande número de igrejas, no início do povoamento branco de Goiás, explica-se pelo fato de os templos servirem

a) aos propósitos fiscais do Estado português, sendo que os clérigos, encarregados de recolher os dízimos e o quinto real, reservavam partes substanciais desses rendimentos para a construção e o embelezamento das igrejas.
b) de principal instrumento da política indigenista pombalina, sendo que elas visavam impressionar os silvícolas, estimulando-os a abandonarem suas práticas religiosas e suas aldeias e virem trabalhar e congregar em Vila Boa.
c) de locais de culto e de sepultamento de membros da população que estivessem integrados nas inúmeras irmandades existentes na época, sendo que os escravos não cristianizados eram sepultados num cemitério rudimentar.
d) no contexto histórico da Contra-Reforma, de símbolos da supremacia da fé católica sobre a fé dos protestantes, sobretudo dos ingleses anglicanos, que trabalhavam na exploração das minas de ouro em Goiás.

Questão 10. A característica fundamental do Estado para o sociólogo alemão Max Weber é a monopolização da violência, implicando que apenas o aparelho estatal tem legitimidade na utilização dos meios de violência e coerção. Na história de Goiás, um acontecimento coerente com essa tese weberiana foi:

a) a repressão da polícia goiana aos seguidores de Santa Dica, culminando, em 1925, no chamado “Dia do Fogo”, quando o grupo foi dispersado e alguns religiosos morreram na ação policial.
b) a Revolução de 1909, quando um exército de mais de mil homens, organizado por fazendeiros, depôs o presidente do Estado, demonstrando a força e o prestígio da aristocracia agrária goiana.
c) as sucessivas entradas da Coluna Prestes em Goiás, na década de 1920, e a conseqüente organização da Coluna Caiado, uma milícia destinada a proteger a capital do estado da invasão dos revolucionários.
d) a criação, no período regencial, da Guarda Nacional, um instrumento fundamental para o fortalecimento dos meios coercitivos do Estado goiano, já que ampliou o número de homens armados à disposição do presidente da Província.

Questão 11. A implementação do regime militar em 1964 trouxe substanciais mudanças na política goiana. A elite econômica e política local que, desde o fim do Império controlava o poder político do estado, teve que submeter as diretrizes centralizadoras do governo federal. Um acontecimento da política goiana durante o regime militar foi

a) a nomeação, por meio de decreto presidencial, do engenheiro Otávio Lage de Siqueira como governador de Goiás.
b) a nomeação de governadores desvinculados das famílias tradicionais que controlaram o poder político em Goiás, tais como os Caiado e os Bulhões.
c) a cassação do governador Mauro Borges Teixeira, em represália a sua atitude firme, em março de 1964, na defesa da permanência de João Goulart no poder.
d) a eleição indireta de Ary Valadão para governador de Goiás em 1978, o último governador do período da Ditadura militar.

Questão 12. O relevo goiano é caracterizado por:

a) planícies aluviais localizadas nas regiões leste e nordeste do estado em áreas próximas aos cursos d´água mais importantes, como o Tocantins e o Araguaia.
b) chapadas formadas em períodos geológicos recentes (pré-cambriano) e sob condições climáticas similares às atuais.
c) planaltos antigos intensamente erodidos em decorrência do processo de intemperismo físico-químico.
d) bacias sedimentares localizadas especialmente nas regiões central e norte do estado.

Questão 13. No dia 13 de maio de 1888, o Governo Imperial assinou a Lei Áurea, acabando oficialmente com a escravidão no Brasil. Para Goiás, o fim da escravidão negra gerou

a) o descontentamento entre a elite política, uma vez que, por ser um local bastante afastado do litoral, inexistia um movimento abolicionista em Goiás.
b) novos regimes de trabalho no campo, mas que mantiveram a violência e a desproporcionalidade de direitos entre o empregado e o patrão.
c) a substituição da mão-de-obra negra pela indígena, utilizada tanto nas minas como na agricultura e na pecuária.
d) uma estagnação econômica, já que os escravos eram a principal mão-de-obra utilizada na exploração aurífera.

Questão 14. Durante praticamente todo o século XIX, a navegação dos rios Araguaia e Tocantins foi vista pelos administradores públicos como uma das mais eficazes medidas para propiciar a integração socioeconômica de Goiás com as demais regiões brasileiras. Viabilizada por Couto de Magalhães na década de 1870, a navegação desses rios representou para Goiás

a) a integração efetiva entre as partes sul e norte da Província, equalizando as disparidades econômicas e demográficas entre as duas regiões.
b) uma via de transporte de baixo custo, já que a elevada profundidade e a ausência de cachoeiras permitem a navegabilidade constante o ano inteiro.
c) um modesto desenvolvimento comercial, já que as trocas comerciais de Goiás eram maiores com a região Sudeste do país.
d) trocas comerciais intensas com o Pará, tornando esta região o principal parceiro comercial de Goiás.

Questão 15. Uma das funções primordiais do Estado moderno é dispor de uma força policial eficiente para garantir a paz interna entre os cidadãos. No entanto, em grande parte da história de Goiás, predominou a privatização das funções de polícia, EXCETO no caso dos

a) coronéis da Guarda Nacional, responsáveis, dentre outras coisas, pela preservação da ordem e pela guarda dos prédios públicos.
b) sertanistas, responsáveis por combater as tribos indígenas que faziam guerra contínua aos colonizadores.
c) capitães-do-mato, responsáveis pela apreensão de escravos fugitivos e pela destruição de quilombos.
d) Dragões, responsáveis principalmente por vigiar as minas de diamante e impedir o contrabando de ouro.

Questão 16. A Revolução de 1930 pode ser analisada pela visão modernizadora que apresentava, em termos da Administração Pública no Brasil, críticas ao modelo oligárquico, até então vigente. Em Goiás, a revolução teve seus representantes, que assumiram o comando do Estado em nome de tal modernização. Desde então, vários acontecimentos promoveram mudanças na administração política de Goiás, de 1930 até os dias atuais. Pode-se assim identificar, respectivamente, os seguintes grupos políticos, no comando do governo do Estado nesse período:

a) ludoviquismo, irismo, governos militares e marconismo.
b) ludoviquismo, governos militares, irismo e marconismo.
c) governos militares, ludoviquismo, irismo e marconismo.
d) governos militares, ludoviquismo, marconismo e irismo.

Questão 17. Crescimento demográfico nas cidades do Entorno de Brasília entre os anos de 2000 e 2007.

Cidade
Até 3 salários
3 a 10 salários
10 a 30 salários
Sem renda

Águas Lindas

63,2 %
23,3 %
1,5 %
11,7 %
Cidade Ocidental

44,8 %
37,5 %
6,8 %
10,0 %
Luziânia

58,6 %
25,5 %
3,5 %
12,1 %
Santo Antônio do Descoberto

61,4 %
20,0 %
1,8 %
16,3%
Novo Gama

58,0 %
26,2 %
3,1 %
12,3 %
Valparaíso

43,0 %
34,3%
4,8 %
10,5 %
Fonte: Seplan/Sepin

Os dados apresentados nas tabelas acima, em relação à taxa de crescimento demográfico e à sua variação entre os anos de 2000 e 2007, bem como a das rendas por domicílio, no ano de 2000, no que diz respeito a alguns municípios goianos da região do Entorno de Brasília, demonstram a seguinte realidade:

a) a alta variação da taxa de crescimento populacional em cidades com elevados índices de criminalidade demonstra um movimento deliberado de migração da marginalidade para essas cidades.
b) forte crescimento populacional com má distribuição de renda é um fator explicativo do alto índice de criminalidade na região do Entorno de Brasília.
c) quanto maior a renda média por domicílio, nos municípios da região do entorno, maior a taxa de crescimento demográfico.
d) as cidades que apresentam maior crescimento populacional são as que oferecem maiores oportunidades de emprego e renda.

Questão 18. As divergências térmicas que ocorrem entre o norte e o sul do estado de Goiás são determinadas pelo seguinte fator:

a) Cobertura vegetal
b) Pluviosidade
c) Latitude
d) Maritimidade

Questão 19. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 1940 e 2000 a população brasileira deixou de ser predominantemente rural passando a ser predominantemente urbana. No caso do estado de Goiás, a população urbana que era de 18%, na década de 1940, alcançou 88% no ano 2000. Esse rápido processo de urbanização do estado de Goiás teve como uma de suas conseqüências:

a) A concentração fundiária e a formação de latifúndios.
b) A mudança na estrutura econômica do estado, que passou de agrícola a industrial.
c) A concentração da população em pequenas cidades.
d) O surgimento da região metropolitana de Goiânia.

Questão 20. A partir da década de 1970, o perfil da economia goiana sofreu fortes alterações. De uma economia agrícola com significativa produção de arroz e milho destinada ao mercado interno, passou-se para uma agricultura destinada à exportação, na qual a soja e os derivados da cana-de-açúcar despontam como os principais produtos. Dentre as conseqüências dessa transformação destaca-se:

a) O aumento da biodiversidade
b) O aumento da arrecadação tributária estadual
c) A ampliação da utilização de mão-de-obra em virtude da mecanização agrícola
d) A permanência da população no campo

Questão 21. Durante o início da implantação da colonização portuguesa em Goiás, foi proibida a navegação dos rios Araguaia e Tocantins. Pode-se afirmar CORRETAMENTE que esta medida

a) visava impedir o contrabando de ouro produzido em Goiás.
b) visava proteger os aldeamentos indígenas localizados às margens desses rios das incursões dos
bandeirantes paulistas.
c) visava impedir o acesso dos emboabas às minas auríferas de Goiás.
d) foi responsável direto pela estagnação econômica de Goiás no século XIX.

Questão 22. Dentre as principais personalidades religiosas de Goiás, destacam-se as figuras de Santa Dica e Padre Pelágio. Sobre elas, é INCORRETO afirmar:

a) O prestígio de Padre Pelágio contribuiu para a consolidação da Romaria de Trindade como a principal festa católica de Goiás.
b) Apesar de seu prestígio entre a população, Santa Dica enfrentou a resistência das elites goianas, chegando a ser combatida pelas forças armadas.
c) A veneração de ambas as personalidades demonstra o quanto a religião é um fator de peso nos movimentos sociais camponeses de Goiás das primeiras décadas do século XX.
d) Santa Dica, em reconhecimento do seu esforço na divulgação da fé católica, foi a primeira mulher canonizada no Brasil.

Questão 23. Sobre o povoamento do território goiano no século XX, é INCORRETO afirmar:

a) O processo de ocupação do Mato Grosso Goiano foi estimulado pela descoberta de veios auríferos na cidade de Bela Vista de Goiás.
b) A estrada de ferro exerceu significativa influência nas primeiras décadas do século XX, especialmente no sul de Goiás.
c) A edificação de Brasília, durante a década de 1950, provocou um intenso fluxo migratório para as regiões que circundavam a Capital Federal.
d) A construção da Belém–Brasília favoreceu o surgimento de inúmeras cidades no norte de Goiás.

Questão 24. Na década de 1960, o intenso clima de disputa ideológica resultou no golpe que derrubou o governo de João Goulart, impondo um novo modelo político ao país. Analise as assertivas abaixo e responda.

I. O compromisso do governo Goulart com as reformas de base, principalmente a agrária, motivou a mobilização militar para a derrubada do governo.
II. O movimento que derrubou o presidente Goulart pode ser caracterizado como golpe militar, uma vez que não contava com apoio algum da sociedade civil.
III. O governador Mauro Borges foi cassado por exigência dos setores conservadores que identificavam no planejamento econômico e no projeto de reforma agrária (combinado agrourbano de Arraias) influências “esquerdistas”.

a) São corretas as assertivas I e II.
b) São corretas as assertivas II e III.
c) São corretas as assertivas I e III.
d) Todas as assertivas são corretas.

Questão 25. Na década de 1980, a campanha das Diretas Já empolgou o país. Acerca desse período é INCORRETO afirmar que:

a) A campanha foi planejada como uma etapa do processo de abertura, que propunha a progressiva retirada dos militares do poder, conservando, por outro lado, a integridade e o papel das forças armadas no novo regime.
b) A campanha foi o resultado de forças heterogêneas que buscavam, pelo voto, impulsionar o lento ritmo do processo de abertura política.
c) A empolgação popular foi incapaz de garantir a aprovação da emenda Dante de Oliveira, mas abriu espaço para a negociação política em torno da eleição do presidente Tancredo Neves.
d) Em Goiás, o retorno de antigas lideranças mobilizou o eleitorado, abrindo uma nova etapa de consolidação do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) em torno da figura de Íris Rezende.
                         

1 - C
2 - A
3 - D
4 - B                
5 - B
6 - A
7 - C
8 - B
9 - C
10 - A
11 - D
12 - C
13 -B
14 -C
15 -D
16 -B
17 -B
18 -C
19 -D
20 -B
21 -A
22 -D
23 -A
24 -C
25 -A

4 comentários:

  1. Parabéns pelo seu trabalho. Além de interessante é riquissímo de informações. Se possível gostaria de saber algumas bibliografias que você utiliza. Obg.

    ResponderExcluir

ESPAÇO PARA CRÍTICAS, SUGESTÕES E PERGUNTAS.